12/02/2007

Coisas que não prometi que faria em 2007

Sempre gostei da estrada, sempre adorei viajar, mas era daquelas coisas que sempre adiava, por grana, ou por isso ou por aquilo. Pois bem, com 2007 aí resolvi que seria uma mochileira convicta, ou seja, não passaria vontade.

Lá fui eu, rumo a minha primeira aventura, e para coroar esse momento mágico, sublime, da Laura aventureira, eu deveria ir sozinha, carregar à duras penas a mochila o tempo inteiro. Se não, de que vale o ritual, não é mesmo minha gente? O destino? Resolvi encarar um que estava encruado. Logo lembrei de São Luis do Paraitinga, cidadezinha no Vale do Paraíba que eu conheceria há dois anos atrás, quando já havia até reservado pousada, mas não fui, não me perguntem porque.

Destino traçado, começou o martírio de ser uma "mochileira aventureira", característica minha com a qual meus entes mais próximos não estavam nem um pouco acostumados, nem eu. "Sozinha? O que você vai fazer lá sozinha?" Catzo, porque as pessoas têm esse preconceito todo com a solidão? "Ué, vou passar uns dias sozinha, conheçendo o lugar, investigando a cidade e a mim , qual é o problema?", repeti algumas vezes do alto de toda a minha segurança e independência, mesmo já cogitando não ir.

Mas foi chegada a hora da decisão. Precisava reservar a pousada e fazer o depósito. Feito isso, não teria mais volta. Noites solitárias, perrengues em lugares desconhecidos, enchentes, terremotos, terroristas, leões, tigres, maremotos! Socorro! Calma Laura, não é tudo isso, você é Marie Claire, e agora aventureira também, praticamente apresentadora do mochilão MTV. Imagina que legal, entrar na comunidade do orkut "eu viajo sozinha, e dai?". E outra, você esta precisando, ta querendo....não haverá tubarões em São Luis do Paraitinga, pacata cidadezinha do interior famosa por seu carnaval de rua e marchinhas, olha que simpatia, quase amor, Laura.

- Olá, dona Rosa, quero fazer minha reserva para quinta, sexta e sábado. Sim, estou indo no banco depositar metade. Sim, dona Rosa (semi-impaciente), é um quarto pra uma pessoa SÓ. (como as pessoas insistem nesse tema, não é mesmo?).



Pronto.

Duas horas até Taubaté, parada para pão de queijo com pingado na rodoviária e mais uma hora até meu destino. A estrada é algo pra se apreciar em silêncio. Estradinha bonita essa, podia até sentir o cheiro do mar (apesar da cidade ser na SERRA do mar). À meia-noite lá estava eu (com a alegria de ver estrelas e respirar ar puro misturada à dor nas costas), na terra das marchinhas e casas bucólicas.

Já tinha feito a coisa certa.

Ass: Laura Mochileira.

7 comentários:

Anônimo disse...

sim, eu ri
alem de marie claire, mochileira hehe

Marcela Brunelli disse...

Ah, coisa lina de Deus, ser Marie Claire e mochileira. Queria eu ser Marie Claire e "Nova", como disse à minha irmã. Atitude, meu bem. Atitude. (não, eu não tenho.)

Adorei a crônica... posso adicionar seu blog aos favoritos do meu?

Beijinhos, bonita!

Anônimo disse...

amo

Anônimo disse...

ahahahah entao vc foi? SOZINHA? ahahahahahaha foi bom?
QD A GENTE VAI PRO SITIO?!
bjo
ana

Anônimo disse...

Kiakkkkkk!!!!
Caraka! Igual a mim.
Depois que no ano passado, viajei 02 vezes seguidas (Boiçucanga e depois Rio de Janeiro - Show dos Stones), das amizades que fiz, e depois fui fazer rapel. Disse: Tu vai viajar pra tudo que é lugar esse ano e no ano que vem tu vai pro exterior (diga-se Paraguai / Argentina)!! E queria fazer Bunge Jump / Rafting... Já me via apertando a bota e guardando a faca igual o Rambo.
Doce Ilusão!!! Hehehe....
Beiju

paitomas disse...

Obrigado pela vistia, aquela versão de a long way é demais!!! Mas pera aí, vc não vai escrever as impressões de viajar só? Não vai nos brindar com nenhum causo da sua estada?

Rodrigo Pépe disse...

ídola! ha!